Jarinu é um município pertencente ao estado de são Paulo. Com 207,67 Km², Jarinu possui pouco mais de 20.000 habitantes e faz parte da aglomeração urbana de Jundiaí.

A região onde se encontra a cidade de Jarinu possui rios, vales e montanhas que permanecem intactos, apesar do grande crescimento e do avanço na infraestrutura que vem ocorrendo na cidade nos últimos 200 anos. Jarinu faz parte do Polo Turístico do Circuito das Frutas juntamente com mais oito municípios: Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Jarinú produz; morangos, pocâs, laranjas, pessegos, ameixas e uvas, destaca-se também na produção de vinhos e cachaças artesanais de boa qualidade. Na cidade, encontra-se a fábrica de automóveis fora de série Chamonix, que produz réplicas de modelos antigos da marca alemã Porsche.

Jarinu apresenta um clima tropical de altitude, que se assemelha ao clima subtropical, porém, ele apresenta verões mais amenos e mais chuvosos, como ocorre no município. A temperatura média anual do município gira em torno dos 19°C; no inverno a média é 10°C e no verão é de 25°C.