Os principais eventos da cidade são o Carnaval em fevereiro, o Aniversário da Cidade em abril, a Festa do Morango de Jarinu e Atibaia em junho, a Romaria a Bom Jesus dos Perdões e a Padroeira Nossa Senhora do Carmo em julho, a Festa Italiana e a Exposição de Orquídeas em setembro e a Festa de Santa Luzia em dezembro.

Atrações:

Igreja e Praça Matriz

 

Jarinu tem umas das mais belas igrejas da região, restaurada a pouco tempo. A praça ao redor dela é grande e arborizada, cheia de bancos e tem até um coreto. Parece um lugar perdido no tempo, até por ainda ser ponto de encontro dos jovens à noite. Visite a Paróquia N. Sra. do Carmo.

Centro Histórico e Cultural

 

É uma das mais antigas construções da cidade e está totalmente restaurada. Lá você pode obter mais informações sobre a história, a cultura e o turismo de Jarinu ou pegar folhetos descritivos dos principais passeios. Lá também funciona a Comtur e o Centro de Informações Turísticas.
Endereço: Rua Independência, 111 - Centro.
Telefone: 4016-4611

Igreja N. S. Aparecida

 

É uma igreja simples e antiga que tem uma beleza única. É um pouco maior que uma capela e fica entre árvores e gramados bem cuidados, o que a deixa ainda mais bonita. Abre somente em ocasiões especiais. A importância histórica dela para Jarinu é muito grande. Fica na praça de mesmo nome, no final da R. Independência.

Fazenda e Museu Terrabrasil

Casarão histórico localizado no bairro de Campo Largo, serviu de apoio para expedições dos Bandeirantes. Ganhou instalações fortificadas e tem uma vista privilegiada da região. Expõe, em seus muros, réplicas dos profetas de Aleijadinho. Tem ainda o labirinto vivo, quadras esportivas, lago para pesca, camping, passeio a cavalo e lanchonete.
Telefone: 4017-5331

Centro Cultural Tao Sigulda

Um dos maiores artistas plásticos do Brasil e do Mundo, expõe suas obras e as de outros artistas. Um lugar agradável para quem gosta de arte e cultura, com exposições permanentes e atrações culturais e artísticas diversas.
Endereço: Rod. Edgar M. Zambotto, km. 63,5
Telefone: (11) 4016-3601

Adega Beraldo di Cale

- Esta é muito mais que uma simples adega. É uma viagem pela cultura italiana. O lugar está bem preparado para receber os turistas, que gostam de vinhos artesanais saborosos. Conta também com produtos exclusivos como o vinho de uva Niagara.
Endereço: Estr. Jarinu-Jundiaí, km. 12
Telefone: (11) 4584-4330

Cogumelos Mazzei

Você pode ver o cultivo em estufas de cogumelos de várias espécies, inclusive algumas não muito comuns no Brasil e depois comprar diretamente do produtor tudo o que quiser, inclusive outros produtos regionais como vinhos, cachaças, alimentos, etc.
Endereço: Av. São Luiz, 448 - Maracanã
Telefone: (11)4016-3601

Parque D'Anape

É um dos lugares que mais atrai turistas. Fica dentro de uma antiga fazenda e tem hotel com piscinas, restaurante, pesqueiro, trilhas para caminhadas, passeios de cavalo. Também pelo menos uma vez por mês promove shows com artistas de renome nacional, além da tradicional peixada, sempre na última sexta-feira de cada mês.
Endereço: Rod. Edgar M. Zambotto, Km. 70,5

Carnaval de Rua

Na Sexta-feira antes do carnaval, à noite, segundo a tradição da cidade, acontece o animadíssimo desfile das "bruacas", que nada mais são do que homens vestidos de mulheres, com muita pintura, perucas e paetês.
Endereço: Rua Independência - Centro

30ª Festa do Morango 

Em 2013 esta já tradicional festa vai acontecer nos dias 22, 23, 29 e 30 de Junho e 6, 7, 8 e 9 de Julho, no Parque do Morango. Nesta festa, além de poder ver uma exposição dos morangos premiados e comprar o morango "in natura", em tortas e doces ou envoltos em chocolate, o visitante pode ainda contar com muitas barracas de comidas, lanches e bebidas, comprar artesanato da região e assistir a demonstrações culturais e shows artísticos variados. E com a grande vantagem de que não é cobrado ingresso à festa.

16 de julho - Padroeira da Cidade

Além da programação religiosa, todo ano tem a festa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, no salão paroquial, na Rua da Saudade, s/n - Centro. Nesta festa, além dos comes e bebes, com destaque para o frango com polenta, tem leilão de vários itens, além de brincadeiras para a criançada.