Campinas é um município da Microrregião de Campinas, na Mesorregião de Campinas, no estado de São Paulo, Brasil. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 96 quilômetros. Ocupa uma área de 795,697 quilômetros quadrados, sendo que 238,323 quilômetros quadrados estão em perímetro urbano e os 557,334 quilômetros quadrados restantes constituem a zona rural. Campinas faz parte do chamado Complexo Metropolitano Expandido, que ultrapassa os 29 milhões de habitantes. A sede tem uma temperatura média anual de 22,4 graus centígrados e, na vegetação original do município, predomina a mata atlântica. Com uma taxa de urbanização da ordem de 98%, o município contava em 2009 com 373 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,852, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o sétimo maior do estado.

Campinas foi fundada em 1774. Entre o final do século XVIII e o começo do século XX, a cidade teve o café e a cana-de-açúcar como importantes atividades econômicas. Porém, desde a década de 1930, a indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional.
Décima cidade mais rica do Brasil, Campinas hoje é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Tem também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros.