Circuito das Frutas

 

O Circuito das Frutas foi criado em 2002 pelo programa de turismo rural cooperativo para aumentar a renda de pequenos e médios produtores rurais por meio do turismo. São sete roteiros regionais, integrando os municípios de Itupeva, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu. Jundiaí, Louveira, Valinhos, Vinhedo e Morungaba. 30 sítios e pequenas fazendas abrem suas portas para mostrar suas plantações de frutas, verduras criações de animais, cultivo de mudas e flores e produção artesanal de cachaça, vinho, mel, licores e compotas.

Para mais informações sobre o Circuito das Frutas veja o site
http://www.circuitodasfrutas.com.br

Apiário Santa Emília

O apiário Santa Emília trabalha com apicultura. Produz mel, favo, cera de abelha, uvas e também eucaliptos. As visitas são monitoradas, geralmente no período da tarde, inclusive a um laboratório onde é trabalhado a centrifugação do mel com explicações e curiosidades sobre as abelhas e nossa saúde. Vale a pena conhecer.

Localiza-se na Via Paulo Leone, 1000, Sítio Pinheirinho.
E-mail: apisantaemilia@ig.com.br
Contato: Ademir Vanini

 

Parque Aquático – Wet’n Wild 

 

O Wet’n Wild oferece ao visitante um parque aquático com sete milhões de litros de água tratada e reciclada. Tem atrações para todas as idades e espaço para sete mil pessoas. É um parque temático com piscinas e tubos de águas gigantescos.
Situa-se na Rodovia dos Bandeirantes Km 72. 
Fone: (11) 4496-8000 - 4496-8074. 
Horários de Funcionamento: Quinta e Sexta-feira das 10 horas às 17 horas. 
Sábados, Domingos e Feriados das 10 horas às 18 horas. 
Fechado no mês de Agosto

Casa de Apoio ao Turismo

 

Olocal serve como palco permanente para exposição e venda de produtos de artesanato e artes plásticas de Itupeva. São aproximadamente 50 artistas e artesãos com produtos confeccionados em diversos materiais, além de quadros. A Casa de Apoio ao Turismo funciona de Terça à domingo das 10h às 19h.

Localiza-se no antigo Casarão, na Avenida Itália, 328.

Fazenda Foga – Restaurante e Lazer

A Fazenda Foga oferece ao cliente, além dos serviços de restaurante, um espaço para caminhada, pesca, pista MotoCross e bike e conta com uma exposição de antiguidades com objetos indígenas.
Situa-se na Estrada velha campinas Vinhedo, km 83.

Gruta do Quilombo 

A Gruta do Quilombo é um local é muito apreciado e um dos principais pontos turísticos da cidade. Atualmente está desativada para o turismo. Há possibilidade de abertura do espaço ao público no mês de outubro. É um lugar lindo e ótimo para reflexão.
Localiza-se no bairro Monte Serrat.

 

Parque Hopi Hari 

 

O Hopi Hari é um dos maiores parques temáticos do Brasil, com 760 mil m². O parque é um país fictício - seus funcionários são os habitantes (hópius e hópias) - com "Presidente", capital, idioma próprio, entre outras características. O parque conta com diversos e fascinantes binquedos.

Localiza-se no município de Vinhedo, na Rodovia dos Bandeirantes, a 72km da capital do estado de São Paulo, ao lado do parque aquático Wet´n Wild.
Fone: 0300-789-5566. Horário de Funcionamento: Sextas-Feiras das 10 horas às 18 horas. Sábados, Domingos e Feriados - das 10 horas às 20 horas.

Romaria da Cidade 
 

A Romaria de Itupeva à Bom Jesus de Pirapora é o mais respeitado, tradicional e antigo evento da cidade de Itupeva. O evento chega a sua 52ª Romaria que costuma atrair um grande público à cidade. Acontece no mês de março de cada ano. Tudo começou no ano de 1955 ocasião em que Vicente de Paula Tartalha, Benedito Brabosa Filho e Adolfo Barbi organizaram a 1ª Romaria em Itupeva.

Usina I e II de Força e Luz 
 

Antigamente a Usina de Força e Luz de Jundiaí fornecia energia elétrica para a cidade de Itupeva e também para Jundiaí. A usina hoje é uma ruína. Sua imagem bucólica costuma impressionar os turistas. A Usina foi construída em 1904 e construiu no Rio Jundiaí, município de Itupeva, as
hidrelétricas Monte Serrat (1905) e Quilombo (1913). Em 1912 adquiriu a companhia de Rio Claro, que passou a chamar-se S.A. Central Elétrica Rio Claro – Sacerc chegando a possuir sete hidrelétricas em São Paulo e uma em Minas Gerais. Em 1927, foi vendida para o grupo Light. Em 1965 Sacerc foi vendida para a Cia. Hidroelétrica do Rio Pardo - Cherp, controlada pelo governo paulista. A Cherp, por sua vez, foi incorporada à atual Cia. Energética de São Paulo - Cesp em 1966.

Praça da Pedreira
É a praça onde acontecem os eventos na cidade de Itupeva. Há paredes onde se poderá enxergar nascentes naturais.

Nica Preta - Fazenda Itapõa

Nica Preta é o nome de uma escrava que faz parte da história de Itupeva. A fazenda produz 
a cachaça artesanal Nica preta desde 1966, além de licores e rapadura. Permite-se a degustação de cachaça. 
Localiza-se na Estrada dos Cafezais, na Fazenda Itapoã, Bairro Monte Serrat
Fones: (11) 4496-4337
E-mail: nicapreta@uol.com.br
Contato: Cristina e Pedro

Sítio Kobayashi

O Sítio Kobayashi produz várias frutas, como pêssego, nectarina, ameixa, caqui, tomate, uva, 
berinjela, rúcula e vagem, e outras verduras e legumes. Localiza-se no bairro São
Pedro, em Itupeva.

Estação Ferroviária

O atual prédio da Prefeitura de Itupeva já foi uma estação ferroviária, que foi
inaugurada em 1873.

Ortlando Paggio

Ortlando Paggio é uma fazenda, e um de seus atrativos é uma adega com vinhos da região e também conta com um pomar em formação.
Localiza-se na av. Francisco Nakasato, 260, Bairro São Roque da Chave.
Fone: (11) 9989-0299 ou 4591-2844
E-mail: orlandopaggiaro@maxiweb.com.br

Fazenda Nova Era

A Fazenda Nova Era é um engenho com alambique – Cachaça e licores.
Fazenda Nova Era - Gleba 5 A e 5B - Itupeva
Contato : Cyrineu