Sorocaba faz parte do Complexo Metropolitano Estendido da cidade de São Paulo, que é formado pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e da Baixada Santista, e pelas cidades de São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí e, cuja população somada ultrapassa os 31.000.000 de habitantes. Atualmente, é a quarta maior cidade do interior do estado de São Paulo. Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto), com uma população de 593.775 habitantes (IBGE/2011) sendo, portanto, uma capital regional. Ao longo dos últimos doze anos, a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se hoje, uma das dez cidades mais bonitas do estado de São Paulo. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso que recebe diariamente, principalmente de veículos de outras cidades.
A cidade é um importante polo industrial e possui nove universidades, sendo sete privadas: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Sorocaba (UNISO), ESAMC Sorocaba, Anhanguera, Veris Ibmec (antigo Uirapuru Superior), Academia de Letras de Sorocaba, Universidade Paulista (UNIP), e duas públicas: UNESP Sorocaba e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre outras. São quatrocentas escolas públicas, municipais e privadas, de ensino fundamental a médio, muitas com cursos profissionalizantes.
A cidade é servida por uma boa infra-estrutura na área da saúde com muitos hospitais como o Hospital Santa Lucinda, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Santa Casa de Misericórdia (fundada há mais de duzentos anos), Hospital Evangélico, Hospital Samaritano, Hospital da Unimed, e o Hospital Regional de Sorocaba. Destaca-se o Hospital Oftalmológico de Sorocaba onde foram realizados 2.063 transplantes de córnea em 2007, é o hospital que mais realiza transplante e captação de córneas no Brasil.